Nossa História

Link: https://dombosco.com/pagina/nossahistoria

O Início

Nossa escola foi fundada em 1997 com o nome Curso Dom Bosco no centro de Florianópolis, e a primeira aula ocorreu no dia 28 de julho de 1997 para uma turma de semiextensivo, afinal, havíamos começado exclusivamente como um curso pré-vestibular.

Em 1998, diante dos resultados incríveis, abrimos duas novas unidades no centro da Capital e foi iniciado o planejamento para implantação do nosso Ensino Médio, cuja primeira turma ocorreu já em 1999 com a 3ª série do Ensino Médio conjugada ao pré-vestibular, chamada de Terceirão. Naquele momento passamos a ser denominados Curso e Colégio Dom Bosco.

 

A Mudança para Barreiros

Havíamos decidido, porém, que devíamos oferecer o Ensino Médio completo e o Ensino Fundamental 2, mas não no centro de Florianópolis, mas sim em um bairro em que pudéssemos realmente fazer a diferença.

Em 2000 foi inaugurado o nosso Ensino Médio completo no bairro Barreiros em São José, SC, em um imóvel localizado em um ponto estratégico da região. O sucesso foi imediato e abrimos várias turmas de 1ª, 2ª e 3ª série. Naquele mesmo ano iniciamos o processo para implantar o Ensino Fundamental 2 no ano seguinte.

Assim ocorreu e, da mesma forma como o Ensino Médio, o Ensino Fundamental foi bastante bem sucedido. 

Durante o perído entre 2000 e 2004 fomos, pouco-a-pouco, focando nossos esforços no colégio e diminuindo nosso pré-vestibular, até porque, o ENEM estava ficando cada vez mais relevante e sabia-se que a formação completa do aluno seria um diferencial mais sólido para a entrada em uma universidade do que cursar o pré-vestibular de forma isolada.

 

O Ingresso na Rede Energia

Em 2005 ocorreu uma grande mudança. Naquele ano passamos a fazer parte do Sistema de Ensino Energia de forma bastante contundente, ou seja, nos tornamos uma unidade da Rede e passamos a nos chamar Colégio Energia Barreiros. Foi uma decisão bastante difícil, mas extremamente útil, pois o Sistema Energia possuía as melhores soluções para um ensino sólido aliado a resultados bastante consistentes.

 

O Retorno às Origens

Essa aliança durou até 2020, quando decidimos retornar à utilização de nosso nome original. Em meados de 2020 passamos a nos chamar Dom Bosco - Escola Inteligente.

O motivo da mudança foi a necessidade de dar um passo maior em direção a um modelo pedagógico e administrativo fundamentado nas práticas mais avançadas e fundamentadas. Os gestores da escola, os mesmos desde a fundação, acabaram se tornando referência entre instituições privadas de todo o país em função de suas soluções criativas, efetivas e práticas nas áreas de ensino e gestão. Ao fazer parte de uma rede, a flexibilidade de ação diminui então, o caminho natural foi o retorno às origens.

 

A Escolha do Nome

 A definição do nome ocorreu logo na criação da escola, lá em 1997. A decisão de utilizar a mesma denominação ocorreu porque ficaram marcas bastante positivas desse primeiro momento da instituição. Então, houve apenas uma pequena adição ao nome original para refletir nosso objetivo de estar sempre na vanguarda das soluções educacionais.

Então,o termo Escola inteligente foi devido a total a integração entre tecnologia e pedagogia, e também a uma gestão educacional moderna e eficiente. 

Quanto ao nome Dom Bosco, tratou-se de uma homenagem a São João Dom Bosco, um padre italiano que dedicou sua vida à educação e a escolha do seu nome foi uma forma de homenageá-lo e sempre manter acesa a lembrança que educar é uma missão sublime.

 

    Av. Leoberto Leal, 689 - Barreiros - São José - SC
    CEP: 88117-001
    Central de Atendimento: (48) 3346-9012